7 de set de 2008

SURREALISMO


Bom,hoje eu resolvi falar de algo que tem me fascinado ultimamente, uma arte que consegue te levar ao inconsciente o Surrealismo, uma coisa que me chama a atenção desde que conheci. Nas duas primeiras décadas do século XX, os estudos psicanalíticos de Freud e as incertezas políticas criaram um clima favorável para o desenvolvimento de uma arte que criticava a cultura européia e a frágil condição humana diante de um mundo cada vez mais complexo. Surgem movimentos estéticos que interferem de maneira fantasiosa na realidade.
O surrealismo foi por excelência a corrente artística moderna da representação do irracional e do subconsciente. Suas origens devem ser buscadas no dadaísmo e na pintura metafísica de Giorgio De Chirico. Este movimento artístico surge todas às vezes que a imaginação se manifesta livremente, sem o freio do espírito crítico, o que vale é o impulso psíquico. Os surrealistas deixam o mundo real para penetrarem no irreal, pois a emoção mais profunda do ser tem todas as possibilidades de se expressar apenas com a aproximação do fantástico, no ponto onde a razão humana perde o controle. O Surrealismo apresenta relações com o Futurismo e o Dadaísmo. No entanto, se os dadaístas propunham apenas a destruição, os surrealistas pregavam a destruição da sociedade em que viviam e a criação de uma nova, a ser organizada em outras bases. Os surrealistas pretendiam, dessa forma, atingir uma outra realidade, situada no plano do subconsciente e do inconsciente. A fantasia, os estados de tristeza e melancolia exerceram grande atração sobre os surrealistas, e nesse aspecto eles se aproximam dos românticos, embora sejam muito mais radicais.
Caso tu queiras saber mais, recomendo o filme "Um cão andaluz" que pode ser considerado um dos precursores da arte surrealista. Este filme tu pode encontrar no site: http://cinemacultura.blogspot.com/, digite na busca que tu vai encontrá-lo! =D
Escrito aos sons de Velvet Underground - Sunday Morning e Venus In Furs


2 comentários:

Rodrigo disse...

ô hein!!
dei uma olhada no blog!
tah massa pra baralho véio!!
segue nos posts ae!!
falow ermão!!
hafouhefouaheofue

Cássia Fernandes disse...

Surrealismo... sim.

Um momento kafkaniano.

:*